quinta-feira, 22 de março de 2012

Reajuste




Venho acusar algo que vem ocorrendo de forma alucinante nas instituições de ensino secundaristas onde o amor a educação, formação de cidadão critico foi subvertida ao simples e completo modo de vida capitalista, que funciona basicamente com a imposição da felicidade pessoal dos estudantes graduandos do ensino médio no alcance a vida de graduando universitário, mas este processo de acesso a universidade é bem mais complexo, pois o dom da sabedoria, o dom de conter a luz como a etimologia da palavra já diz é privado de uma classe - obviamente a classe dominante - mas amigos, companheiros, estudantes algo impressionante aconteceu o acesso a universidade que era um sonho, somente um sonho de muitos da classe oprimida passou a ser bem próximo, passou a ser real, mas até onde o real é real de verdade?  Este sonho que tornou-se realidade trousse algo consigo o processo de realização que também é predatório onde só escapam os mais apiteis e onde figuravas se uma democracia- não ocorre isso - o que acontece é uma seleção.
Seleção é necessária, mas nem sempre é justa se falamos de seleção natural onde o futuro de uma espécie depende da adaptação de um grupo com características mais adequadas para a situação apresentada no meio natural, mas quando a seleção surge do cotidiano antrópico, como exemplo: Seleção de Empregos como podem pedir formação se o meio educacional público é totalmente deixado de lado e nunca chega aos planos ou mais sórdidos sonhos de um vereador, prefeito, governador, senador ou mesmo  presidente e a educação privada bem como já diz o nome é privada só para quem pode pagar que é para quem pode estudar que não é o caso de quem depende do serviço publico de educação.   
O que podemos evidenciar em todo a cronologia dos acontecimentos da historia da construção do meio social brasileiro é um conflito de classes dominante VS recessiva que entraram em embate desde a dominação e implantação do meio de vida europeu e no decorrer disso temos Colonial, Império, Republica e nos períodos marcados a educação sempre foi um dos guiadores e esclarecedores de vários problemas então seria de total periculosidade se ela caísse em mãos erradas assim pensam muitos da classe dominante outros estão ali por hereditariedade e não identificam muito o por que e a classe recessiva respondia com protesto, movimentos e passeatas para não se calar diante de tanta indignação.
No contemporâneo onde a alienação assola a todas as classes e a robotização programada de que ensino público tem que ser ruim, e quem esta no privado pode ultrapassar uma seleção ao fim de cada período letivo, amigos, o que acontece é um desinteresse pela qualidade da educação pública um estimulo para as empresas da educação e qual o problema disso? Quem depende do sistema público continua sendo prole diminuindo assim a ascensão na grande pirâmide capitalista.
O que poderia mudar a o quadro pintado seria uma reeducação tanto dos que necessitam da instituição pública quanto dos que representam a todos os que necessitam, mais vagas no vestibular, reajustes honestos nos salários dos que movimentam o serviço educacional Público (Desde Serviços Gerais á Diretores) e políticas públicas efetivas e acima de tudo humana.

Obrigado




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